segunda-feira, 25 de maio de 2009

Fiéis celebram a Paixão de Cristo com ação litúrgica e procissão em Niterói

Cidades

Publicado em 10/04/2009


Luiz Gustavo Schmitt

A Paixão de Cristo foi celebrada por milhares de fiéis de toda a cidade durante o dia de ontem. No Centro, cerca de 400 pessoas assistiram, com muita emoção, na Catedral São João Batista, à ação litúrgica da morte do Senhor, presidida pelo arcebispo de Niterói, dom Alano Maria Pena. Ele foi auxiliado por um grupo de cerca de 50 seminaristas do Seminário São José e, nos cânticos, houve a participação do coral arquidiocesano.

No final da solenidade, fiéis receberam a comunhão e realizaram a exaltação da cruz. Num momento de fé e devoção, eles se ajoelhavam em reverência e em seguida beijavam a cruz de Cristo.

Dom Alano destacou a importância da data:

"Nós não estamos aqui em um teatro. Estamos diante da dura e crua realidade. O sangue derramado de Jesus foi para nos dizer o quanto cada um é importante para ele. Não fomos designados para mergulhar neste mundo estúpido do materialismo sem Deus".

Para o antigo pároco da Catedral de São João Batista, Dermival Brandão, a Paixão de Cristo é uma data de meditação.

"É um dia de silêncio, de reflexão e de aguardar a maior festa do Cristianismo, que é o domingo da Aleluia, da ressurreição de Jesus", explicou.

A psicóloga Márcia Benitez, de 25 anos, acompanhou a cerimônia com a família.

"É muito importante a união da família neste momento. Sou católica de berço e acredito que este é um momento de recolhimento e reflexão", disse.

A comerciante Marli da Silva, de 54 , declarou ter gostado bastante da celebração.

"Estou me sentindo renovada. Considero esta data um momento muito importante na minha vida", disse.

O funcionário público Carlos Alberto Vargas, de 64, se disse emocionado:

"Venho todo ano, mas desta vez a celebração foi espetacular. Estava tudo lindo!".

Após a solenidade, a tradicional procissão do Senhor Morto percorreu as ruas Barão do Amazonas, Coronel Gomes Machado, Visconde de Sepetiba e São João. Fiéis oraram e entoaram hinos de louvor, acompanhados do pároco da Catedral, Wallace dos Santos, do vigário paroquial Cosme Damião Navarro Neves e do capelão da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Oswaldo Mota.

À noite, dom Alano presidiu o Sermão das Sete Palavras, na Igreja de São Judas Tadeu, na Praia de Icaraí. Em seguida foi realizada a solene Vigília Pascal.

Posteriormente, fiéis seguiram a procissão do Senhor Morto pelas ruas Lopes Trovão, Moreira César, Osvaldo Cruz e Avenida Jornalista Alberto Torres (Praia de Icaraí).




O Fluminense

Nenhum comentário: