quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Evento do transporte público comemora centenário do ônibus a motor no País

Publicado em 12/11/2008


Luiz Gustavo Schmitt

A análise dos problemas de transporte coletivo e a implementação de políticas públicas para o setor foram os temas abordados durante a 13ª Etransport, congresso do segmento que começou, ontem, na Marina da Glória, no Rio. De acordo com os organizadores, cerca de 5 mil pessoas devem participar do fórum, entre os vários níveis de governo, especialistas em transporte, trânsito, urbanismo, energia e meio ambiente. O encontro comemora o centenário do transporte por ônibus a motor em todo o País. Paralelamente está sendo realizada a Fetransrio, feira de equipamentos de transportes.

O secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, comentou os principais desafios para a implementação de um sistema viário com maior fluidez no Estado.

"A maior dificuldade que encontramos é o ordenamento urbano e o enfrentamento do transporte irregular", explicou Lopes.

Ao comentar sobre as obras do Corredor Viário da Alameda São Boaventura, Lopes lembrou que problemas ambientais e judiciais atravancaram o processo. Ele ressaltou que faltaram recursos por parte da Prefeitura de Niterói para concluir o extravasor – alargamento do canal – que seria estreito e poderia provocar alagamentos em dias de chuva.

"Infelizmente o governo municipal não pode arcar com os custos do extravasor, que é essencial. É preciso que seja feito esse alargamento, para que caiba um volume de água maior no canal e evitar transtornos. De qualquer forma, o Governo do Estado vai disponibilizar integralmente os recursos necessários para cobrir essas despesas", disse Lopes.

Julio Lopes ainda falou sobre as iniciativas para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.

"Estamos lançando o projeto do B-20. Essa iniciativa almeja os Jogos Olímpicos do ano de 2016. Os ônibus do Rio de Janeiro utilizariam 20% de biodiesel em seu combustível. Ou seja, vamos mostrar para o mundo que podemos ter um transporte coletivo movido com uma energia sustentável", orgulhou-se o secretário.

Transporte auto-sustentável

O novo secretário de Transportes do município do Rio de Janeiro, Alexandre Sansão, fez comentários sobre a implantação do bilhete único no sistema viário carioca e seus benefícios para o bolso do consumidor.

"Será uma forma de racionalizar o sistema de transporte e ainda baratear as tarifas para os passageiros", elucidou Sansão.

Perguntado sobre a possibilidade de concessão de subsídios municipais para implantação do sistema de bilhetagem, Sansão informou que prefere acreditar em um transporte auto-sustentável.

"Não pretendemos dar subsídio para desenvolver esse projeto", disse Sansão.

O presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiro do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), Lélis Marcos Teixeira, comemorou a criação por parte do setor da nova central de relacionamento com o cliente.

"Vamos oferecer canais de comunicação como: e-mail, ouvidorias de prefeituras e um telefone 0800, que funcionará 24 horas por dia, entre outros. A idéia é melhorar o atendimento ao usuário e ampliar o mercado de atuação do setor", concluiu.




O Fluminense

Nenhum comentário: