quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Campanha sobre prevenção ao câncer de pele em Niterói

Publicado em 08/11/2008


Luiz Gustavo Schmitt

A 10ª Campanha Nacional de Prevenção do Câncer da Pele, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), atendeu 351 pessoas em Niterói, no sábado. O objetivo era diminuir os números de incidência da doença no País. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), prevêem mais de 120 mil casos de câncer até o final de 2008.

A campanha aconteceu de 9 às 15 horas nos seguintes postos de atendimento: Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), Associação Médica Fluminense (AMF), Policlínica Comunitária Carlos Antônio da Silva, e Policlínica Comunitária da Ilha da Conceição.

De acordo com a coordenadora regional da campanha, Eloísa Ayres, cerca de 10% das pessoas examinadas apresentaram incidência da doença.

"Ao todo, 31 pessoas apresentaram sinais da doença. Sendo que em duas delas foram encontrados melanoma, que é o tipo de câncer mais perigoso", disse Eloísa.

Após ouvir no rádio sobre a campanha contra o câncer, o aposentado Pedro Paulo da Silva, de 77 anos, morador de São Gonçalo, foi ao Huap em busca de prevenção. Durante a consulta, descobriu uma lesão pré-cancerígena na orelha esquerda.

"Se não estivesse aqui poderia demorar a tomar conhecimento do ferimento", disse o aposentado.




O Fluminense

Nenhum comentário: