segunda-feira, 2 de março de 2009

Acadêmicos do Cubango pode perder o título do Grupo B

O FLU na Folia

Publicado em 27/02/2009


Luiz Gustavo Schmitt

O título de campeã do Grupo B do Carnaval do Rio de Janeiro da Acadêmicos do Cubango, conquistado na quinta-feira, poderá ser decidido na sorte. Isto porque, o presidente da Riotur e secretário de turismo do Rio de Janeiro, Antônio Pedro Figueira de Mello, se reuniu ontem com membros da Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro (AESCRJ), e resolvido que o critério para o desempate entre a agremiação niteroiense e a Unidos de Padre Miguel será feito por meio de sorteio.

"O secretário de turismo determinou que o regulamento da AESCRJ seja cumprido, no que se refere ao artigo 36", informou a assessoria de imprensa da Riotur.

Segundo o artigo 36 do Regulamento Específico do Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, "no caso de duas ou mais Escolas de Samba terminarem empatadas na primeira colocação, ou seja, obtendo todas elas, as pontuações máximas em todos os quesitos, a Comissão de Apuração deverá proceder a um sorteio para a definição de apenas uma Escola de Samba que ascenderá ao Grupo de Acesso ‘A’, no próximo Carnaval".


Briga - A verde-e-branca venceu o carnaval do Grupo B em empate técnico com a Unidos de Padre Miguel. Ambas escolas conquistaram 240 pontos e, assim, as duas subiriam ao Grupo Rio de Janeiro 1 (antigo Grupo de Acesso A). Entretanto, a Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso (Lesga) bateu o pé e anunciou, que além de nenhuma escola do Grupo Rio de Janeiro 1 ser rebaixada, só uma agremiação do Grupo B poderá subir.

Na briga entre as entidades representativas do samba quem parece ter se saído melhor foi a Lesga, já que o artigo 36 do regulamento, só prevê a ascensão de uma escola.

Para a AESCRJ, o correto seria que o carnaval fosse decidido, segundo os critérios do artigo 39 do mesmo regulamento. Este prevê que "as escolas de samba do Grupo de Acesso B que, no Carnaval 2009, obtiveram a primeira e a segunda colocação, ascenderão ao Grupo de Acesso A, que será formado pela Aescerj para o carnaval de 2010, e as três últimas colocadas descerão para o Grupo de Acesso C".

"Assinamos o contrato, em setembro do ano passado, com o então prefeito César Maia, no qual está escrito que duas escolas irão subir. A Lesga agora quer rasgar o contrato e o mudar, assim como lhe convém", informou o vice-presidente de comunicação Mário Roberto.

Discussão e ironia

O presidente da Acadêmicos do Cubango, Olivier Luciano Vieira, o "Pelé", disse que não irá baixar a guarda.

"O presidente da AESCRJ, Valter Teixeira, garantiu que as duas escolas vão subir. Vamos brigar até o fim", disse.

O presidente da Unidos de Padre Miguel, Reinaldo Lúcio da Silva, o Madrugada, se disse tenso diante da polêmica entre as entidades.

"Espero que façam valer o que está no regulamento. Mas, não posso dizer que não estamos apreensivos com toda esta situação", desabafou.

Procurada pela reportagem de O FLUMINENSE, a Lesga confirmou que não permitirá a entrada de Cubango e Unidos de Padre Miguel no Grupo Rio de Janeiro 1.

"Está previsto no nosso regulamento que só uma escola subirá. Mas agora a AESCRJ está apontando duas. Tem de haver um critério de desempate", informou a assessoria de comunicação da Lesga.

A Lesga ironizou o argumento da AESCRJ, que diz que outro artigo do regulamento prevê a ascensão de duas escolas.

"Eles esqueceram que estão subordinados à Lesga".




O Fluminense

Um comentário:

Anônimo disse...

gostaria de participar desta agremiação de respeito,moro em manaus e aqui pode estar o proximo enrredo;porque não falar das danças tipicas desta cidade;estou a disposição para atendelos.Adriana A. Lima.imail:marcelomlima2004@ig.com.br.cel:8149-0611;obs:os festivais começam em junho ,na arena dos povos da amazônia famasa bola da suframa ;proxima a minha casa.
Teremos o prazer de levalos ate o local.