quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Rio-Previdência inaugura agência modelo em Icaraí

Publicado em 10/09/2008


Luiz Gustavo Schmitt

Instalações precárias, filas e lentidão no atendimento. Até pouco tempo era este o retrato do sistema de previdência estadual, exceto por alguns postos, de acordo com o próprio Governo do Estado do Rio. Agora, os segurados de Niterói e municípios próximos não terão mais de enfrentar esses problemas, como garantiu, ontem, o governador Sergio Cabral Filho, durante inauguração de uma agência modelo do Rio-Previdência, na Rua Gavião Peixoto, 87, em Icaraí.

A iniciativa se deve ao plano de reestruturação previdenciária – serão inauguradas mais oito agências, a próxima, ainda este ano, em Miracema, no Noroeste Fluminense –, que substituirá 22 lojas por cerca de oito em todo o Estado do Rio, além de implantar canais de comunicação via internet e telefone.

Quando se trata do número de atendimentos da previdência estadual, Niterói só perde para a capital. A antiga Agência Niterói, na Rua Marquês de Olinda, no Centro, tinha um movimento médio de 310 pessoas ao mês. A expectativa é de que o novo posto preste 800 atendimentos por mês aos segurados de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá e Região dos Lagos. Com isso, evita-se o deslocamento dessas pessoas para a Central de Atendimentos na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio.

A loja de Icaraí foi equipada com distribuidor de senhas, sala de espera com cadeiras, TV, e ainda, rampas de acesso e banheiro preparados para receber cadeirantes. Com o sistema informatizado será possível obter dados diretamente na base, o que deve conferir mais eficácia e rapidez no serviço.

Durante a solenidade, o governador concedeu a primeira pensão em tempo real, por meio do sistema on line, à pensionista Maria Cristina Oliveira de Almeida.

"Herdamos um Estado desestruturado. Sabíamos das precárias condições das agências e estamos modernizando o sistema, com uso da tecnologia. O segurado que chegar aqui com toda a documentação, irá receber a pensão em 30 dias e conseguirá resolver tudo em meia hora", prometeu o governador.


Pessoalmente – Cabral acrescentou que eram atendidos cerca de 11 mil pessoas, presencialmente, em todo o Estado. Com a modernização do sistema, o número foi reduzido para 7 mil, sendo que aproximadamente 63% dos atendimentos já são feitos por canais on line ou via telefone.

Também presente na solenidade, o prefeito de Niterói, Godofredo Pinto (PT), destacou as parcerias entre a administração municipal e o Governo Estadual.

"Fomos beneficiados em diversas áreas, tanto no que se refere ao sistema viário, com a obra do Corredor Viário da Alameda São Boaventura, como no que se refere ao meio ambiente, com a despoluição da Lagoa de Piratininga. Espero que o próximo prefeito mantenha este modelo, pois quem ganha é a população", comentou Godofredo.

Serviços disponíveis

São estes os serviços disponíveis no novo posto:

- Requisição de aposentadoria ou entrada na pensão.

- Auxílio-reclusão. No caso de servidores que são presos, os filhos, cônjuges ou homoafetivos podem receber a pensão.

Os outros canais de comunicação são: Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), pelo telefone 0800-2858191; o portal www.rioprevidencia.rj.gov.br, através do qual o segurado pode, por exemplo, acompanhar processos e imprimir o contracheque; e a Ouvidoria, cujo telefone é 2263-5791.




O Fluminense

2 comentários:

Anônimo disse...

PORVENTURA HÁ TELEFONE NA RIOPREVIDENCIA ICARAÍ??????????????
diga-se: QUE FUNCIONE, ouu mesmo sevidores???

sylvio disse...

Gostaria de saber como faco para agilizar o meu comprovante de rendimentos?
Obrigado
Sylvio Brito