quinta-feira, 29 de maio de 2008

Área de preservação ambiental do Engenho Pequeno beira o abandono

Publicado em 28/05/2008


Luiz Gustavo Schmitt

Santuário da mata atlântica brasileira, com 1340 hectares, 200 espécies de pássaros e diversos tipos de animais como roedores, preás, tatus, e até mesmo raposas, habitam a Área de Preservação Ambiental (APA), no bairro do Engenho Pequeno, em São Gonçalo. Para vigiar toda a extensão da região o órgão só conta com um guarda municipal de trânsito e seis funcionários. A administradora da APA, Graça Maria Moura, 48 anos, reivindica o apoio de autoridades como o batalhão florestal, a polícia militar e o Ibama, para ajudar no monitoramento.

No local, pode ser visto carcaça de carro, lixo acumulado nas encostas e até mesmo um terreiro. Por coincidência, São Gonçalo ficou de fora da lista das cidades que serão beneficiadas em 2009 pelo ICMS Verde - divulgada pelo Governo do Estado na segunda-feira - por desenvolverem políticas de conservação ambiental.

Segundo o secretário de Meio Ambiente de São Gonçalo, Antonio Furlani, a Prefeitura pretende, por meio da lei 5.100, receber a verba do ICMS Verde para o ano próximo ano, por entender que o repasse é primordial para o avanço das ações ambientais na região.

De acordo com o Furlani, a APA faz parte da política ambiental do município e oferece diversas atividades à população, como, por exemplo, palestras e trilhas. Isso sem contar os diversos programas de reciclagem de lixo e replantio por toda a cidade.




O Fluminense

Nenhum comentário: