quinta-feira, 29 de maio de 2008

Piratininga: protesto movido à limpeza

Publicado em 25/05/2008


Luiz Gustavo Schmitt

Indignados com o lixo deixado por freqüentadores e pelo conseqüente risco de extinção da restinga, os moradores do bairro de Piratininga, Região Oceânica de Niterói, resolveram se reunir para limpar a praia. O maior problema, segundo eles, seria a falta de educação de muitos dos freqüentadores, que deixam latas, pontas de cigarro e plástico, por toda parte.

Para tentar reverter esse quadro triste, a comunidade de Piratininga vai promover, o lançamento do evento "Projeto Praias Limpas", às 10h, do próximo sábado, dia 31. O encontro tem o apoio do Quiosque Maria da Toca, do bloco carnavalesco "Tá salgada mas eu como", e do Instituto de Educação Ambiental Teia de Gaia – que distribuirá sacolas biodegradáveis aos participantes.

Além da população local, devem comparecer ao encontro alunos de escolas da região, ambientalistas e os índios Guajajaras, de Camboinhas.

Os participantes vão fazer uma caminhada pela Praia de Piratininga, limpando o local e conscientizando os freqüentadores sobre a importância da limpeza das praias e da preservação das restingas. Além disso, a ONG Teia de Gaia fará uma exposição de materiais recicláveis.

De acordo com o idealizador e organizador do projeto, o biólogo e jornalista Horácio Barros, de 61 anos, o projeto será realizado mensalmente e terá um caráter educativo e inclusivo.




O Fluminense

Nenhum comentário: