quarta-feira, 21 de maio de 2008

Atraso de até dois anos na certificação

Publicado em 20/05/2008

Luiz Gustavo Schmitt

A desempregada Jurema de Jesus de Carvalho, de 45 anos, concluiu o segundo grau pelo Sistema Rei de Ensino no ano de 2006. No dia 17 de outubro do mesmo ano, ela pagou R$ 100 de taxa para ter seu certificado de conclusão de curso - o prazo de espera pelo documento seria de 90 dias. Apesar disso, às 14h30 de ontem, ainda não havia recebido o documento e já esperava mais de 2h, junto com outras nove pessoas em situação semelhante, que também aguardavam o atendimento,– do lado de fora do escritório, que ficava com a porta trancada atendendo somente algumas pessoas.

"Fica difícil conseguir emprego sem ter o certificado. Quem vai querer assinar a minha carteira desse jeito?", desabafou Jurema.

A cozinheira Kátia Rocha Costa, de 51, entrou com o requerimento de certificado de sua filha, a estudante Camila Rocha Costa, de 20, no dia 27 de dezembro de 2005. E também continuava esperando por uma resposta.

De acordo com o diretor mantenedor do Sistema Rei de Ensino, Cristovam Marinho, os certificados são entregues no prazo de 90 dias e quando há demora, fica por conta da Secretaria Estadual de Educação que deve checar a veracidade do documento.

"Estamos fazendo um trabalho dentro do rigor da lei, verificando certificado por certificado. Mas, a responsabilidade da supervisão é da Secretaria Estadual de Educação. Até pouco tempo, somente nove funcionários faziam este trabalho em Niterói", disse.

O governo do Estado do Rio informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o prazo para a verificação dos certificados de conclusão de curso ultrapassou o período normal de atraso.

Fonte: www.ofluminense.com.br

Nenhum comentário: