sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Edital para inspetor da Civil será publicado hoje

Publicado em 26/08/2008

Luiz Gustavo Schmitt

O edital do concurso para 500 vagas de inspetor da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ), com remuneração inicial de R$ 2.102,55, vai ser publicado hoje, segundo a confirmação do diretor da Academia de Polícia Civil (Acadepol), delegado Sérgio Lomba, que elaborou o edital.

"O edital já está na Imprensa Oficial. E aguardamos a publicação amanhã (hoje)", explicou Lomba.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela organização do concurso, confirmou que a previsão de divulgação do edital da seleção é hoje.

"Assim que for publicado no Diário Oficial, publicaremos o edital em nosso site", confirmou a assessoria de imprensa.

De acordo com Sérgio Lomba, o período de inscrições começa amanhã e termina no dia 15 de setembro. A taxa custará R$ 80, e poderá ser paga até o dia 15 de setembro. Os interessados poderão se inscrever pela internet, pelo site da FGV (www.concurso.fgv.br) e também presencialmente na Academia de Polícia Civil (Acadepol) e no Colégio Estadual Amaro Cavalcanti, no Largo do Machado, no Rio de Janeiro.

Podem participar os candidatos com mais de 18 anos, de ambos os sexos, formados em qualquer área de nível superior. Os inscritos poderão solicitar isenção de taxa nos dois primeiros dias de atendimento.


Provas – Os participantes do certame vão passar por um processo seletivo rigoroso. A começar por uma prova objetiva de 100 questões, com perguntas sobre as disciplinas de Língua Portuguesa, Informática e Conhecimentos de Direito (Constitucional, Administrativo, Penal e Processual Penal). Além disso, os aspirantes ao cargo de inspetor policial farão uma prova física e terão de suar para passar por duas modalidades de corrida: 100 metros rasos e 2.400 metros (corrida de resistência).

Após as avaliações intelectual e física, os participantes terão de passar por um processo de investigação social, além de avaliações médicas e psicológicas. Por fim, vão assistir a 540 horas de curso de formação. No decorrer da capacitação, será concedida uma bolsa-auxílio aos concorrentes, somente como ajuda aos candidatos.

"Isso não significará que o candidato tem nenhum vínculo empregatício ou estatutário", afirmou o diretor da Acadepol, Sérgio Lomba. Ainda de acordo com ele, até meados de setembro deve ser lançado o edital do concurso para perito criminal da PCERJ.

Nenhum comentário: