sábado, 12 de abril de 2008

Aposentados federais vão ganhar reajuste maior

Luiz Gustavo Schmitt

O governo dará aumento no reajuste de 300 mil aposentados e pensionistas federais, ainda este ano. Em reunião no Ministério do Planejamento, entre o secretário de Recursos Humanos, Duvanier Paiva Ferreira, e as entidades representativas dos servidores federais, foi assinado um termo aditivo – incluído nas propostas para Seguridade Social (Previdência, Saúde e Trabalho) e Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE) – que fez o valor da gratificação fixa saltar de 30 para 50 pontos.

Em 2008, serão garantidos 40 pontos retroativos a 1º de março. A partir de 2009, aposentados e pensionistas passam a receber os 50 pontos fixos, de acordo com o Ministério do Planejamento. As novas tabelas remuneratórias, já com os índices dos reajustes inclusos, estão sendo elaboradas e vão ser incorporadas ao projeto de lei, que irá reajustar os salários de cerca de 800 mil servidores federais.

Os sindicatos dos trabalhadores federais – Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) – comemoraram o acordo com o governo.

"Estamos nos aproximando dos objetivos de conseguir a paridade dos salários dos trabalhadores. Os aposentados e pensionistas estavam recebendo menos da metade dos ganhos dos servidores ativos", disse o diretor geral da Condsef, Pedro Armengol.

Segundo a Condsef, o Ministério do Planejamento assegurou ainda que outros setores que se encaixam na situação do PGPE e Seguridade terão suas pontuações ajustadas automaticamente.

"O acordo marca um importante avanço nas negociações com o governo. Apesar de estar longe do que gostaríamos, as novas tabelas salariais trazem benefícios como o incremento do Vencimento Básico (VB) que passa a ser o principal componente do contracheque", disse José Hamilton Costa, secretário geral da confederação.

Nenhum comentário: