sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Polícia Civil publica edital para 100 peritos criminais

Publicado em 10/10/2008


Luiz Gustavo Schmitt

O edital do concurso da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, para cem vagas de perito criminal, foi publicado ontem no Diário Oficial, assim como O FLUMINENSE já havia adiantado.

Os candidatos poderão se inscrever entre os dias 15 e 31 deste mês, pelo site da Fundação Getúlio Vargas (FGV) – www.concurso.fgv.br – ou na sede da Academia Estadual de Polícia Silvio Terra (Acadepol), na Rua Frei Caneca,162, Centro do Rio. O salário é de R$ 3.026 e a taxa de inscrição custa R$ 80.

De acordo com o diretor da Acadepol, delegado Sergio Lomba, os novos peritos criminais vão exercer atividade de nível superior, planejamento, estudos, coordenação, controle e execução de perícias criminais em geral, bem como procedimentos em qualquer órgão da Polícia Civil.

O cargo de perito criminal é voltado para profissionais de nível superior, com formação em diversas especialidades: Biologia (cinco); Engenharia Florestal (dez); Engenharia Civil (15); Engenharia da Computação, Informática ou Análise de Sistemas (dez); Engenharia Elétrica ou Eletrônica (dez); Engenharia Mecânica ou Mecatrônica (20); Engenharia Química, Química Industrial ou Química (20); Física (cinco); e Medicina Veterinária (cinco).


Exames – De acordo com o delegado Sergio Lomba, para ingressarem na corporação, os futuros policiais terão de passar por uma bateria de testes rigorosos e um processo de investigação social. Os candidatos terão de fazer provas de múltipla escolha, com 60 questões, sendo 20 de Português e 40 de conhecimentos específicos. Serão submetidos também a uma prova física, na qual os homens deverão correr 2,2 mil metros em 14 minutos e as mulheres, 1,8 mil metros.

Além disso, farão prova de velocidade, na qual os homens terão de correr 100 metros em 20 segundos, e as mulheres a mesma distância, em 22 segundos. Os participantes terão também exame psicotécnico e médico, além de um curso de formação com 540 horas de carga horária.

Ainda de acordo com o diretor da Acadepol, a Polícia Civil ainda abrirá outras cinco seleções este ano: oficial de cartório (300 vagas), técnico de necropsia (50 vagas), piloto policial (quatro), perito legista (50) e papiloscopista (50 vagas).




O Fluminense

Nenhum comentário: